sexta-feira, 22 de agosto de 2008














RECEBIMENTO DA COMENDA CIENTIFICA CIENTISTA SAMUEL CUNHA FILHO

Faço registrar alguns momentos da entrega a minha pessoa da importante Comenda Científica Cientista Samuel Cunha Filho. Trata-se de um evento realizado no dia 04 de Novembro de 2007 no belíssimo Centro de Artesanato da cidade de Bezerros, agreste de Pernambuco cerca de 120 Km da cidade do Recife. Ao qual recebi das mãos da renomada cientista brasileira Dra. Rosaly M. Lopes, principal cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA na Califórnia (U.S.A.).

Não posso negar que essa condecoração foi muito importante para minha pessoa. Afinal, o recebimento dessa Comenda é algo que posso remeter a um blinde por minha Boda de Prata no exercício de divulgar e praticar a Astronomia durante esses 25 anos. Assim, permitam-me recordar o momento por trás do recebimento do Prêmio Nobel de Física concebido pelo cientista americano, nascido na Alemanha, Hans A. Bethe, em 1967. A saber:

Quando Bethe recebeu o prêmio, perguntaram-lhe quais os perigos que a honraria poderia acarretar. E ele respondeu: “Creio que o principal perigo é a possibilidade de, daqui por diante, eu sentir que só posso fazer trabalho importante.”

Fazendo alusão a este momento importante na vida de Hans Bethe, bem como a sua preocupação, é que de certo modo, eu me sinto com o recebimento dessa Comenda.

Então, obrigado a sociedade cientifica brasileira pela lembrança de minha pessoa frente ao recebimento dessa importante Comenda Cientifica Cientista Samuel Cunha Filho.

Audemário Prazeres

Histórico do Dr. SAMUEL CUNHA FILHO

Nasceu em Bezerros/PE, em 21 de janeiro de 1931.

Filho de Samuel Domingos da Cunha e Adélia de Miranda Cunha.

Fez seus estudos primários em sua terra natal.

De 1941 até 1946 estudou no Colégio Marista do Recife.

Em agosto de 1946, com 15 anos de idade, viajou para a Califórnia realizando assim seu sonho de estudar nos Estados Unidos.

De 1946 até 1948 estudou inglês na Escola Preparatória da Universidade de Vila Nova na Califórnia.

Em 1947 ingressou na Universidade de Loyola (dos Jesuítas), onde graduou-se em 1951, com especialização em engenharia civil.

Em 21 de junho de 1952, casou-se com a norte americana Kathleen Flaherty, descendente de Irlandeses, com quem passou quarenta e cinco anos casado e teve seis filhos, que lhes deram oito netos e um bisneto.

Mudou-se para o Recife em 1953.

De 1953 até 1955 foi Gerente Assistente de Operações da ESSO (Standard Oil Company of Brazil).

Em 1955 regressou aos Estados Unidos.

De 1955 até 1961 foi Coordenador da Fábrica Chrysler Corporation, em Los Angeles – Califórnia.

Em 1961 ingressou na Atonics International (indústria nuclear e aeroespacial) onde permaneceu até 1982.

Foi Coordenador do projeto para construção de usinas nucleares (projetos secretos) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Trabalhou para NASA, no desenvolvimento e construção do reator atômico destinado ao fornecimento de energia elétrica para a espaçonave Apollo 11, lançada em 16 de julho e na produção do combustível nuclear, para propulsão do módulo lunar “EAGLE” que pousou na lua em 20 de julho de 1969.

Foi condecorado pela NASA pelo sucesso da missão do homem na lua.

Trabalhou na Missão Apollo 13 que se tornou crítica em 13 de abril de 1970 sendo um dos responsáveis pelo retorno à terra, em segurança, dos astronautas James A. Lovell Jr., John L. Swgert e Fred W. Haise Jr. Fato ocorrido em 17 de abril de 1970.

Coincidentemente, Samuel adoeceu criticamente em 13 de abril de 2007 e partiu para o céu com segurança em 17 de abril de 2007.

De 1982 até 1999 trabalhou também como Gerente de Projeto da Divisão de Aeronáutica da Rockwel na construção do bombardeiro B1-B da Força Aérea dos Estados Unidos, para o programa de defesa Guerra nas Estrelas do presidente Ronald Reagan.

Trabalhou nos programas da nave espacial Chalenger e no SR-71. “Blackbord” um avião de reconhecimento estratégico e de longo alcance, capaz de voar com velocidade de 3,2 vezes a velocidade do som e altura de 85.000 pés. Aposentou-se pela Boeing Corporation.

Seus excelentes trabalhos continuam servindo ao povo dos Estados Unidos dentro e fora do país, com aviões estratégicos e tecnologias de defesa para os dias atuais.

Em 22 de janeiro de 2003, já viúvo e aposentado voltou a residir no Recife.

Em 22 de fevereiro de 2003, voltou à sua terrinha “Bezerros City” (como carinhosamente chamava), para ser homenageado.

Nenhum comentário: