quinta-feira, 24 de julho de 2008






Alerta Frente ao Sensacionalismo com Marte!!!


Por: Audemário Prazeres - AAP/SAR

Chamo atenção quanto à ênfase divulgada na mídia, de que o planeta “Marte será visto tão grande quanto a Lua no dia 27 de Agosto”. Por sinal, cabe aqui lembrar que não teremos Lua visível no Céu por volta do dia 27, uma vez que no dia 30 se dar o início da fase Lua Nova.

Após a grande aproximação de Marte em 27 de Agosto de 2003, todos os anos vemos informes pela Internet anunciando essa aproximação do nosso planeta irmão.

Só para efeito de comparação e lembrança, em 2003 Marte em seu momento máximo da sua aproximação (periélio), poderia ser visto do tamanho de uma bola de tênis observada a uma distância de 528 metros. Um outro exemplo comparativo, ele se mostrou do tamanho de uma moeda de 1 Real observada a cerca de 200 metros de distância. Mesmo com essa tremenda distância de proximidade com a Terra, onde tivemos a chance de ver a olho nu o bem destacado disco de sua superfície, ele jamais se mostrou com um diâmetro maior do que a Lua. Ou seja, nem se quer a sua metade.

Torna-se necessário esclarecer esse dado, para não ocorrer com o público leigo e iniciantes na Astronomia, a mesma decepção em que foi gerada com o cometa Halley, ao qual fui coordenador da primeira equipe do Brasil a redescobrir e fotografar o Halley em sua última aparição, título este concebido pela Liga Ibero-Americana de Astronomia e IHW da NASA. Ou seja: Na época foi divulgado que o tamanho da cauda do Halley em sua aproximação máxima com a Terra, era equivalente ao tamanho visto de 27 Luas juntas. Na verdade, lá no espaço o seu comprimento era próximo ao diâmetro de Lua 27 vezes. Mas, visto daqui da Terra a olho nu, jamais correspondeu ao comprimento de 27 Luas juntas.

Conforme cálculos de plotagem, temos uma previsão de uma grande aproximação de Marte no dia 31 de Julho de 2018, onde se estima o planeta estar a uma distância de 57,59 milhões de Km da Terra. E a previsão de maior proximidade é para o da 30 de Agosto de 2082 com uma distância de 55,88 milhões de Km.

Nenhum comentário: